Botswana

Dia 390

Neste dia acordámos bem cedo, pois tínhamos muitos quilómetros pela frente. Às 7h00 já estávamos a sair do parque campismo. A estrada até Francistown estava em boas condições, apesar de ser bastante monótona. Nesta cidade, aproveitámos para levantar dinheiro, atestar o carro e fazer algumas compras.  No caminho vimos muitos burros e vacas à beira da estrada. Tínhamos como objetivo parar no Nata bird sanctuary, mas quando lá chegámos, estava muito calor e a senhora que lá estava a vender os bilhetes disse que o ideal era de manhã ou ao anoitecer. Como tínhamos planeado acampar no Elephant sands, decidimos continuar viagem. Só chegámos a este parque de campismo, por volta das 14h30. Os últimos quilómetros são terríveis, o estado da estrada deixa muito a desejar. Mal chegámos, demos de caras com um elefante enorme que se dirigia para o lago que se encontra no meio do parque de campismo. Decidimos montar a tenda num espacinho que ainda havia, com vista para o lago. Depois fomos até à esplanada que rodeia a piscina e onde se tem vista privilegiada para o lago. Passámos a tarde a observar os elefantes a beberem água e a socializarem. O que é especial aqui, é que não existem barreiras, ou seja, os animais movimentam-se livremente. À noite fizemos um belo esparguete à bolonhesa e vimos bastantes elefantes a passar entre as tendas e mesmo à nossa frente.



Dia 391

Aproveitámos este dia para descansar dos quilómetros todos que tínhamos feito nos últimos 2 dias. Acordámos, tomámos o pequeno almoço e fomos até à piscina. Ficámos por lá a manhã toda. Para o almoço, decidimos fazer uma omelete, mas não foi nada fácil, pois não existe sombra nenhuma e estava um calor infernal. Depois de almoço, fomos mais uma vez até ao terraço, onde se encontra a piscina e fomos apreciar os elefantes a beber água do lago. Por volta das 15h30, tínhamos um game drive marcado. Mas como estava muito calor, o carro só saiu às 16h00. Fomos então para uma reserva animal relativamente perto do parque de campismo e parámos em vários lagos. No primeiro lago vimos muitos elefantes, incluindo elefantes bebés. Nos lagos mais à frente vimos búfalos africanos. No meio da savana vimos imensas impalas e steenbok (pequenos antílopes). Estávamos à espera de ver mais animais, visto que esta zona é muito rica em termos de vida selvagem. Mas a vida selvagem é assim mesmo, nunca sabemos o que esperar. Por volta das 19h00 voltámos para o parque de campismo. Foi tempo de jantar e ver os elefantes a socializarem à volta do lago.





Dia 392

Levantámo-nos muito cedo, pois este iria ser um dia muito preenchido. De manhã falámos com um guia de safaris muito simpático e ele aconselhou-nos uma pessoa em Kasane, para fazer um passeio de barco no parque nacional Chobe ao pôr do sol. Disse-nos também que no dia seguinte poderíamos ir com o grupo dele às cascatas Victoria. Foi exatamente isso que fizemos. A viagem entre o parque de campismo e Kasane é incrível, podemos ver imensos animais à beira da estrada, como elefantes, impalas, zebras… Esta estrada é considerada como o corredor da vida selvagem, incluindo leões. Quando chegámos a Kasane, fomos comprar um cartão sim da companhia Orange. Decidimos então telefonar ao senhor que nos tinha sido recomendado e reservámos logo o passeio para esse fim de tarde. Também aproveitámos para comprar alguma comida. Depois fomos até ao parque de campismo Kwalape safari lodge. Instalámo-nos, o João ainda foi dar um mergulho à piscina e seguimos em direção ao porto, para apanharmos o barco. Pagámos 270 BWP por este passeio de 3 horas no rio Chobe. O passeio começou por volta das 15h30 e estava imenso calor. Gostámos muito do passeio, vimos paisagens magníficas e bastantes animais. Conseguimos ver muitos javalis, impalas, crocodilos, hipopótamos, búfalos africanos, elefantes, babuínos, águias e outras aves. No final do dia, ainda assistimos a um magnífico pôr do sol e à travessia dos elefantes pelo rio.  Já só chegámos ao parque de campismo às 19h00. Estávamos cansados, decidimos jantar e ir dormir.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *