Dia 81
Depois da noite passada no autocarro noturno, por volta das 6 horas da manhã saímos do autocarro e já tínhamos alguém à nossa espera. Esperámos mais alguns instantes e fomos até a um hotel em Sapa, onde deixámos as nossas mochilas grandes e tomámos o pequeno almoço. Depois, só tivemos de esperar um pouco pela nossa guia, que pertencia a uma tribo Hmong, para iniciarmos a nossa jornada. Por volta das 9 horas começámos a caminhada pelos campos de arroz em terraço rodeados por montanhas. Uma dessas montanhas é a mais alta do Vietname e do sudeste asiático, a montanha Fancy, com cerca de 3143 metros de altitude. Juntamente connosco, estava a Betina e um casal espanhol, muito simpático, a Carla e o Toni. Adorámos esta caminhada, passámos por paisagens fantásticas, por aldeias com diferentes tribos, tivemos contacto com várias mulheres dessas tribos e ficámos a conhecer um bocadinho mais sobre o seu quotidiano e costumes. Ficámos a saber quais as plantas utilizadas para extrair o colorante utilizado para tingir as roupas de azul e também ficámos a saber que a planta marijuana é utilizada para fazer roupa e quem sabe para outros fins :p Durante o percurso até à homestay fomos ajudados por mulheres das diferentes tribos, pois os caminhos eram literalmente no meio dos terraços de arroz e estavam todos enlameados. Quase no final do caminho, quando parámos para almoçar, essas tais senhoras insistiram imenso para que comprássemos algumas das suas carteiras e por descargo de consciência lá o fizemos, porque pelo menos a mim (Carina) ajudaram imenso. Por volta das 15h00 chegámos á homestay, que fica na aldeia Ta Van sendo a sua tribo chamada Dzai. Tomámos um banhinho quente, pois aqui por estes lados está bem frio, apesar de termos tido sorte e o sol ter estado presente o dia todo. No final do dia, um jantar delicioso nos esperava. O menu continha spring rolls, carne frita, legumes, arroz e muito mais. Depois de alguma conversa, fomos dormir bem geladinhos.
Dia 82
Mais uma vez foi dia de acordar cedo, por volta das 7h30, já estávamos a tomar o pequeno almoço. Desta vez o pequeno almoço foi digno de realeza, tivemos direito a crepes, mel, fruta, ovos… Às 9h00 já estávamos prontos para mais um dia de caminhada por entre paisagens magníficas. Passámos por entre arrozais, miradouros e cascatas até chegarmos ao restaurante. Depois de almoço fomos levados até ao hotel do dia anterior e durante a tarde visitámos a vila de Sapa. Esta vila pouco tem de interessante, muita construção e por consequência não muito limpa. Voltámos ao hotel para jantar e por volta das 22h00 já estávamos na “estação de autocarros” para fazer mais uma viagem noturna em direção a Hanói. Viagem noturna, como quem diz pois o condutor desta vez decidiu deixar-nos às 3h00 da manhã perto de Hanói, quando estava previsto chegarmos só às 5h30.











