Cruzeiro no Rio Mekong

Dia 64

Após fazermos o visto para Laos, apanhámos uma mini van por 25 000 Kip laosiano (LAK), até ao porto dos barcos. Chegámos ainda cedo (9h45), o que nos deu tempo para comprar os bilhetes, por 210 000 LAK. Finalmente estávamos preparados para começar a viagem. Já sentados no barco, podemos dizer que os assentos não são os mais confortáveis, pois são antigos bancos de um autocarro. Já o motor do barco, veio diretamente de um camião. Tirando a parte do conforto, o resto da viagem foi muito boa, porque não é todos os dias que se faz um passeio no tão importante rio Mekong, fazendo este parte integrante da vida dos laosianos e uma grande fonte de sustento. As paisagens são fantásticas, só se vê verde em redor e pequenas aldeias escondidas no meio da densa vegetação. As hortas estão ao lado do rio e os animais andam livremente a pastar. Este passeio (apesar de turístico) vale bem a pena e sem dúvida que recomendamos. O primeiro dia acabou por volta das 17h00, quando chegámos a Pakbeng. Quando chegámos, já tínhamos locais à espera para nos “atacarem” com as ofertas de alojamentos. Como durante a viagem de barco conhecemos várias pessoas (Dan, Betina and Joshua), no final decidimos juntar-nos, primeiro porque gostámos da companhia e segundo para tentarmos arranjar um alojamento a um melhor preço. Conclusão, conseguimos ficar numa guesthouse por 4 euros por pessoa a noite. Depois de termos feito “negócio”, transportaram-nos na parte de trás de uma pick up para o alojamento. No final deste dia estávamos bem cansados, por isso quando caímos na cama (depois de jantar) adormecemos logo.

Dia 65

Após uma noite mais ou menos bem dormida, porque acordámos por volta das 5h00 da manhã por causa do latir dos cães, fomos tomar pequeno almoço. O nosso pequeno almoço foi acompanhado por uma bela vista sobre o rio Mekong, onde até tivemos a sorte de avistar elefantes, dando-nos energia extra para o segundo dia de barco. Por volta das 9h30 começámos o passeio de barco com direção ao nosso destino final, Luang Prabang. As paisagens continuam sendo magníficas, não existem muitas palavras para descrever, apenas que adorámos todo o passeio. Ao contrário do que nós pensávamos, o barco não parava mesmo em Luang Prabang, mas sim a cerca de 10 km. Lá tivemos de apanhar um tuk tuk para nos levar até ao centro com um custo de 20 000 LAK. Como não tínhamos nenhum hotel marcado, tivemos de ir à procura de um para nós os cinco. Depois de quase uma hora à procura, lá conseguimos encontrar, mas ficámos todos em alojamentos diferentes e no dia seguinte tínhamos de nos mudar. No alojamento que eu e a Carina ficámos só tinham disponibilidade para uma noite e o Dan e a Betina tinham que se de mudar pois no hostel que eles ficaram era um pouco caro. Depois de todos alojados, lá fomos mais tarde jantar a um restaurante de rua que basicamente era um bufete, que ficava ao lado do mercado noturno. Para acabar a noite formos beber um copo.

Dica: quando estávamos à procura de hostel para ficar, percebemos que por vezes o preço que nos dizem é em USD e não na moeda local (LAK) o que por vezes pode levar a confusão e no final pagar mais. De forma a não haver erros, o melhor é mesmo escreverem na calculadora ou no próprio telemóvel e pedirem para confirmar. Normalmente quando os locais escrevem 35, quer dizer USD e se for 35 000 significa LAK. Nesta altura 1 € = 9,7 kip laosiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *